O Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis nasceu com a finalidade de suprir o ensino superior nas áreas de licenciaturas em Junqueirópolis e seus municípios circunvizinhos. A Instituição teve como denominação inicial “Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis” e a partir da publicação da Portaria nº 483, de 16/12/2011, passou à sua denominação atual – Faculdade de Junqueirópolis.
A Faculdade de Junqueirópolis é uma instituição particular de ensino superior mantida pela União das Instituições Educacionais da Alta Paulista, com sede na Rua Piauí, nº801, na cidade de Junqueirópolis, no Estado de São Paulo, com Estatuto registrado sob n.º 001/2001, no Livro A.Pessoa Jurídica, no Serviço Registral de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas, Junqueirópolis, SP, em 04 de janeiro de 2001. O Instituto foi credenciado pela Portaria Nº 1.890, de 15 de julho de 2003, publicado no DOU em 17 de julho de 2003.
Os primeiros cursos submetidos à autorização foram o Curso Normal Superior, com habilitação em Licenciatura para a Educação Infantil e habilitação em Licenciatura para as séries iniciais do Ensino Fundamental, e o curso de graduação plena, licenciatura em Letras.
O Curso Normal Superior foi avaliado pela Comissão Verificadora das Condições de Ensino nos dias 01 e 02 de março de 2002. Compuseram a Comissão Verificadora a Profa. Giselle Cristina Martins Real (UEMS), sua Presidente, e Helenice Camargos Viana Diniz (UFU) – Membro. O Curso obteve os conceitos CMB para o Corpo Docente, CR para a Organização Didático-Pedagógica e CR para a Infra-estrutura, recebendo parecer favorável da referida Comissão. O curso foi autorizado pela Portaria Ministerial Nº 3.585, de 17 de dezembro de 2002, com 100 vagas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 50 vagas para a Educação Infantil. O curso de Normal Superior e suas habilitações, foi transformado em curso de Pedagogia, e também reconhecido, pela Portaria nº 943 de 22 de novembro de 2006.
Os cursos de Letras – habilitação em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas e habilitação em Português e Inglês e Respectivas Literaturas, foram avaliado pela Comissão Verificadora das Condições de Ensino nos dias 18 e 19 de junho de 2002. Compuseram a Comissão Verificadora, designada pela Portaria Nº 393, de 02 de abril de 2002, publicada no DOU de 03 de abril de 2002, os seguintes membros: Profa. Maria das Graças Gomes Paiva, sua Presidente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Carlos Mioto, da Universidade Federal de Santa Catarina, Profa. Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Fernando Pereira Rodrigues, técnico da Representação do MEC em São Paulo. O Curso obteve o Conceito Final CB, recebendo parecer favorável à autorização pela referida Comissão. O curso autorizado pela Portaria Ministerial Nº 1.890, de 15 de Julho de 2003, com 50 vagas anuais para a habilitação em Português e Espanhol e 100 vagas para a habilitação em Português e Inglês. O curso de Letras – habilitação em Português e Inglês e Respectivas Literaturas foi reconhecido pela Portaria nº1.471, de 01 de outubro de 2009, publicada no D.O.U. nº 189 de 02/10/2009. O curso de Letras – habilitação em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas foi reconhecido pela Portaria nº1.529, de 14 de setembro de 2009, publicada no D.O.U. nº 197 de 15/10/2009.
LOCALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Faculdade de Junqueirópolis está localizado na cidade de Junqueirópolis, Estado de São Paulo. Junqueirópolis foi fundada no ano de 1948 e seu nome é uma homenagem ao seu fundador, Álvaro de Oliveira Junqueira, que se instalou na terra com sua família nos idos de 1945.
O município de Junqueirópolis está situado na região da Alta Paulista, a oeste do Estado de São Paulo. De características agrícolas, é produtor de milho, algodão, café e frutas, especialmente acerola e uva, sendo conhecido como a “Capital da Acerola” por ser o maior produtor do Estado de São Paulo.
A Faculdade de Junqueirópolis está localizado em área privilegiada, próxima à margem da Rodovia 294, que liga importantes cidades, como Marília, Tupã e Dracena, e chega à divisa entre o Estado de São Paulo e o Estado de Mato Grosso do Sul.
A Instituição, além de representar para Junqueirópolis, um marco propulsor da vida acadêmica e cultural de educação continuada, também beneficia várias cidades e municípios vizinhos, como, Dracena, Pacaembu, Irapuru, Flora Rica, Flórida Paulista, Jamaica, Jaciporã, Marajoara e Atlândida, entre outros.